19 de jul. de 2012

Dia do Amigo. Você sabe quem criou? Confira

Dia do Amigo | 20 de Julho

O Dia Internacional do Amigo foi uma ideia do sociólogo e filósofo argentino Enrique Ernesto Febbraro, foi adotado pela primeira vez na Argentina no ano de 1979 (Decreto nº 235/79), tendo-se difundido tempos depois a muitos países do Mundo. Ele se inspirou na chegada do homem á Lua .A missão Apollo 11 pousou na superfície lunar em 20 de Julho de 1969, num local chamado "Mar da Tranquilidade” .Considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo.

Dizia Enrique Ernesto Febbraro: “Um amigo não dá conselhos, ajuda e acompanha”. E acrescentava: “A amizade é casta – se se mistura com sexo, já é uma outra coisa; tanto no homem como na mulher a amizade tem que estar baseada no respeito" (e em quereres profundos, acrescentamos nós).

Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema: “meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.

A amizade é uma construção, não “amor à primeira vista”, edificada dia a dia, pedra sobre pedra, partilhas de sentires e de muito querer. Os amigos não têm, nem devem, ser seres perfeitos. O aperfeiçoamento da amizade é um moldar constante do barro a que à que dar o “sopro”, é uma carícia sistemática. É dar mimos e fazer críticas pois os amigos ajudam-se a percorrer os caminhos da vida.

Em outros países, tais como os Estados Unidos, comemora-se, no primeiro domingo de agosto, o Dia Internacional da Amizade (International Friendship Day).

Dia 18 de abril é o dia do Amigo aqui no Brasil; dia 20 de julho é o dia internacional da amizade. Por convenção, determinou-se um dia para festejar a amizade, mas Todo Dia é Dia dos Amigos.

Não importa a data, o que importa é que todos os dias são dias dos amigos.

A amizade é, pois uma virtude extremamente necessária à vida. Mesmo que possuamos diversos bens, riqueza, saúde, poder, ainda assim, não será suficiente para nossa realização plena, pois nos falta a essencial e indispensável amizade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário